Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) alerta os contribuintes sobre a atuação de sites fraudulentos que estão aplicando golpes relacionados ao agendamento e à confecção de carteiras de identidade. Os criminosos exigem pagamentos para garantir supostos horários de atendimento, ou ainda para o envio de documentos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O IGP não cobra nenhuma taxa para o agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN), e reforça que qualquer solicitação de pagamento por esse tipo de serviço é fraudulenta, e deve ser tratada com desconfiança. Ao efetuarem esses pagamentos, os cidadãos acabam sendo vítimas de um golpe, e não recebem os serviços prometidos.
O canal oficial do IGP para informações e agendamentos é o www.igp.rs.gov.br, por meio da seção "Informações e Agendamento de Carteiras de Identidade".
A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita para todos os cidadãos. Além disso, a segunda via também é isenta de cobrança em casos de roubo - mediante a apresentação do boletim de ocorrência.
Além da CIN, o IGP também verificou que esses sites oferecem serviços falsos relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cuja emissão é de responsabilidade exclusiva do Detran.
Orientações:
- Desconfie de qualquer site que exija valores para o agendamento ou confecção da CIN.
- Acesse os serviços do IGP apenas pelo site www.igp.rs.gov.br.
- Não compartilhe seus dados pessoais em plataformas que você não conhece.
- Denuncie qualquer suspeita de fraude às autoridades competentes.
Leia mais:
- Novos chefes da Polícia Civil tomam posse dos cargos em Porto Alegre
- Cachorro famoso da UFSM, Silveira se recupera de cirurgia no Hospital Veterinário
- Santa-marienses marcam presença no Gramado Summit; município é destaque com seu ecossistema de inovação